FRAIBURGO

12 fevereiro 2012

Roger Biau - Um Grande Brasileiro


Um dos homens mais importantes do Brasil nos últimos 50 anos, desenvolveu seu trabalho de pesquisas aqui em Fraiburgo. Trata-se do engenheiro agrônomo Roger Biau (Roger Marie Gilbert Biau), o Seu Roger,  como é carinhosamente conhecido. Naturalizado brasileiro ele é o Pai da Maçã do Brasil

Chegou em Fraiburgo em julho de 1963, reside aqui e ainda trabalha em Fraiburgo. Desenvolveu suas pesquisas em um pomar experimental especialmente iniciado por ele e com a finalidade específica de descobrir a melhor técnica e a melhor variedade frutífera para implantar em Fraiburgo uma moderna fruticultura de clima temperado.

Numa área de 42 hectares de terreno bruto e bravio e sem ter com quem dividir todo o trabalho necessário,  Seu Roger teve que se valer da sua experiência para atingir seu objetivo: ensinar e treinar o pessoal, preparar adequadamente o terreno, adubando-o, corrigindo o seu PH, tirando pedras, galhos e demais sujidades, demarcando estradas e curvas de níveis para o plantio das árvores. Enfim, Seu Roger teve que se desdobrar entre ser técnico, trabalhador braçal e pesquisador/pensador de todo o projeto.

O resultado deste projeto você vai ver a partir de hoje neste blog. Será uma viagem fantástica, de um homem que saiu da guerra e veio plantar o fruto do amor, numa terra de amor, e que hoje movimenta bilhões de reais na economia brasileira e mundial. Proporciona milhares de empregos diretos e indiretos. Possibilita o emprego de matérias primas e serviços das mais diversas áreas da produção nacional como: adubos, fertilizantes, papel e celulose, ferramentas/ferragens em geral, tratores, caminhões, máquinas em geral, construção civil,  engenharia, informática, etc. etc. etc. Isso não existia no Brasil antes de Roger Biau.

E você caro leitor(a) tem alguma história bonita com Seu Roger? Mande-me e ajude-me a homenagear este grande fraiburguense de projeção mundial. Ele merece toda a nossa  estima e agradecimento.

Um grande abraço.


3 comentários:

  1. Sr. Ari
    Seu Roger merece todo o amor e afeto de Fraiburgo. Obrigado por homenagear este baluarte.
    Johny

    ResponderExcluir
  2. Seu Roger é um grande homem. Um grande cientista. Um grande FRAIBURGUENSE. Continue. Parabéns. Carlos Alberto, B.Camboriú

    ResponderExcluir
  3. Sou Diogenes Nogueira. 72 aposentado. Conheci Seu Roge em 1976 por um amigo que me levou no Fraiburgo conhecer a maçã. Plantei em meu sitio 18 hectares ali na região da perto Lapa. Tive que parar por causa da idade mas consegui fazer meu pé de meia com a maçã e com isso estou vivendo minha aposentadoria. Isso eu devo para o pessoal do Fraiburgo, especialmente para esse Doutor Roge. Muito Obrigado a ele por ter me dado isso.

    ResponderExcluir